Na ACADEMIA PARA SUPERDOTADOS, as aulas são dinâmicas e exploraram todas as áreas da matemática em especial as que são pouco exploradas no currículo das escolas tais como raciocínio lógico-espacial.
A experiência e a expertise do mentor Alexandre Araújo (Professor Araújo) garante aos alunos momentos de descobertas e estímulo ao interesse pela Matemática e suas aplicações no dia-a-dia da criança.
- Uso de recursos lúdicos e audiovisuais (multimídia);
- Uso de JOGOS, tais como XADREZ, com a finalidade de desenvolver sua capacidade lógica. Observa-se que o uso do MATERIAL DOURADO, fulcro de nossa atividade pedagógica, na maioria das escolas ou não é utilizado ou é mal explorado em toda a sua potencialidade. O mesmo ocorre com as RÉGUAS DE CUISENAIRE;
- O “TANGRAM“ é muito utilizado para que o SUPERDOTADO possa, através do elemento concreto, desenvolver a sua visão espacial, algo que extremamente útil não somente para as atividades educativas como também para sua vida extraclasse;
- Uso da canção popular e composição contemporânea;
- Sequências de NUMERAIS, SÍMBOLOS e LETRAS. Justaposição dessas três formas, com a finalidade de desenvolver a capacidade lógico-cognitiva do SUPERDOTADO;
- Uso do ORIGAMI com a finalidade de capacitar o SUPERDOTADO de criar formas do mundo real potencializando sua imaginação;
- Uso do SODUKU com o objetivo de formar no SUPERDOTADO uma análise lógico-indutiva pelo critério de escolha das alternativas viáveis, entre as possíveis, com insucesso.